Quantidade de Páginas visitadas

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS 

PROJETO DE LEITURA 2012

PROJETO DE TEATRO 

PROJETO "DIGA NÃO AO BULLYING"




PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS 2012


  • Organização e realização do OPEN de Xadrez com participação de alunos de nosso Colégio e de outros Colégios e Escolas do Município;

  • Organização e realização de jogos inter-séries com participação de todos os alunos, coordenado pelos professores da disciplina de Educação Física;

  • Gincana Caipira envolvimento de toda a comunidade escolar resgatando os valores regionais;

  • Palestras relacionadas a temas específicos da realidade dos alunos como auto-estima e motivação, saúde e sexualidade, e palestras com auxílio da Psicóloga, Enfermeira;

  • Projeto Rotary Educação e Cidadania  em parceria com o Rotary Club de Realeza, auxiliando e estimulando os alunos no progresso e melhora de suas notas e espectativa de vida;

  • Projeto de Teatro que vem desenvolver no aluno uma aprendizagem cognitiva, motora, emocional e social;

  • Projeto de Leitura organizada para que os alunos adquiram o gosto pela leitura. Neste ano de 2012 com o trabalho voltado ao Centenário de Helena Kolody.

  • Elaboração do Livro Coletivo com o Tema - Meio Ambiente e Sustentabilidade

  • Dia da Família na Escola, onde a família participa de oficinas  e palestras.

TOPO


PROJETO LEITURA 2012

 

"Pintou estrelas no muro e teve o céu ao alcance das mãos." Helena Kolody

APRESENTAÇÃO

O Colégio Estadual João Paulo II no ano do centenário da poetisa paranaense Helena Kolody realiza o projeto leitura com o objetivo principal de divulgar o trabalho da escritora onde suas obras estarão cotidianamente inseridas na comunidade escolar.

JUSTIFICATIVA

Tal projeto será realizado com o intuito de despertar o interesse pela leitura, bem como o gosto pelas obras literárias da poetisa paranaense, abrangendo a valorização de todos os escritores do Paraná. Para o desenvolvimento do mesmo, desde o início do ano letivo estão sendo realizadas atividades diferenciadas com os alunos de forma a divulgar tais obras.

 OBJETIVOS

  • Divulgar as obras poéticas da autora paranaense;

  • Levar a toda comunidade escolar a história de sua vida;

  • Oportunizar atividades práticas de ilustração dos haicais e poemas;

  • Produzir haicais e poemas a partir das obras da autora;

  • Expor e valorizar trabalhos produzidos pelos alunos e professores;

  • Levar a leitura de suas obras para a sala de aula;

 

     
        

METODOLOGIA

  • Leitura das obras;

  • Confecção de murais com os haicais;

  • Decoração das portas da sala de aula com os haicais;

  • Ilustração de poesias e haicais;

  • Vídeos e documentários sobre a vida da autora;

  • Elaboração de poesias e haicais pelos alunos e professores;

  • Recitais de poesias e haicais de Helena Kolody;

  • Musicalização de poemas de Helena Kolody;

  • Confecção de slides sobre sua vida e obras;

  • Momento “Recreio Cultural”, na hora do recreio;

 

RESULTADOS ESPERADOS

Durante e após o desenvolvimento do trabalho espera-se que os alunos e toda a comunidade escolar desenvolva o hábito bem como a prática da leitura, de forma adota-la no processo de aprendizagem no cotidiano escolar. Também a sensibilização e produção dos seus próprios trabalhos ligados a literatura.


RECURSOS DIDÁTICOS

Serão usados pesquisas na internet, livros bibliográficos e obras da poetisa Helena Kolody, TV Pen drive, slides, vídeos, documentários, caixinhas de haicais, papel pardo, canetinha, pincel atômico, papel dobradura, dupla face, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, murais, som, microfone, projetor multimídia;


 BIBLIOGRAFIA

KOLODY, Helena. Sinfonia da vida. Curitiba-Pr: Editora Letraviva, 1997.

hppt.wikipedia.org/wiki/Helena_Kolody. Helena Kolody. Acessado em 23/02/2012

www.releituras.com/hkolody_menu.asp. Helena Kolody. Acessado em 01/03/2012

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220 . Centenário Helena Kolody. Acessado em 04/04/2012

TOPO



PROJETO DE TEATRO


APRESENTAÇÃO

O Colégio Estadual João Paulo II neste ano do de 2012 organizou dois grupos de teatro que auxiliar os trabalhos e conteúdos ministrados pelos demais professores no dia a dia de sua disciplina.


JUSTIFICATIVA

O Teatro é um tema completamente atual apesar de sua história voltar ao inicio da humanidade como sociedade. Vê-se hoje em dia que a tecnologia esta tomando grande espaço e muitas vezes prejudicando a vida das pessoas, fazendo com que elas não tenham aptidões nem para exercer nem para apreciar a arte do teatro, perdendo-o como um entretenimento saudável e educativo e esquecendo como ele pode ser um importante auxiliar no desenvolvimento humano, nos âmbitos social, emocional e intelectual.
Os alunos do Colégio Est. João Paulo II de Realeza vem demonstrando a necessidade de um trabalho extra-classe para que possam buscar o seu desenvolvimento através de atividades que trabalhem a concentração, disciplina, controle emocional, argumentação e improviso.


OBJETIVOS


• Trazer até o aluno a história Mundial do Teatro;
• Melhorar a leitura através de momentos específicos para esta atividade;
• Buscar a compreensão sobre o respeito próprio e aos demais colegas e suas emoções e sentimentos;
• Desenvolver a habilidade motora ao confeccionar seu próprio figurino e o cenário a ser utilizado na peça teatral;
• Trabalhar a concentração e controle (disciplina) através de seu papel na peça, onde cada um tem sua responsabilidade com os demais;
• Melhorar a argumentação e raciocínio com atividades de improviso. 


METODOLOGIA:


O trabalho vai ser realizado primeiramente com exposições teóricas o que traz aos alunos a história do teatro desde a era primitiva até os tempos atuais, com a utilização de slides, filmes e atividades praticas (os alunos expondo o que entenderam com mímicas, teatros, seminários, etc.). Serão realizadas atividades próprias pra voz, para a expressão corporal e na apresentação (perder a timidez ao serem observados), todos os encontros serão realizados leituras diversas para que os alunos venham a melhorar a sua leitura oral.
Como o trabalho é teatro, haverá peças a serem apresentadas e todo figurino, maquiagem e cenário serão confeccionados e organizados pelos próprios alunos, e apresentados em datas escolhidas pela gestora da escola. 


MATERIAL NECESSÁRIO:

Com a confecção e cenário de responsabilidade dos alunos os materiais serão patrocinados pelo Rotary Club que auxilia a escola.

Livros, TNT diversos, EVA, linhas e agulhas, Tintas, Pincéis, Tecidos diversos, retalhos, Lápis de cor, tesouras, papéis laminados, crepom, cartão, cartolina, etc., maquiagem, e itens que sejam necessários conforme a peça a ser apresentada. 


REFERÊNCIAS:


BERTOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MAGALHÃES JUNIOR, Raymundo. Biblioteca Educação é Cultura: teatro/I. Rio de Janeiro: Bloch: FENAME, 1980. 

TOPO



   PROJETO DIGA NÃO AO BULLYING 





APRESENTAÇÃO

O Colégio João Paulo II com o intuito de minimizar ou até mesmo extinguir o bullying da escola vem trabalhar com os alunos através de interpretações, poesia, palestras, depoimentos e explanações sobre a importancia da inclusão e respeito a diversidade na escola e na sociedade.


OBJETIVOS PRETENDIDOS COM A ATIVIDADE PROPOSTA:


• Trazer até o aluno a história Mundial do Teatro;
• Melhorar a leitura através de momentos específicos para esta atividade;
• Buscar a compreensão sobre o respeito próprio e aos demais colegas e suas emoções e sentimentos;
• Desenvolver a habilidade motora ao confeccionar seu próprio figurino e o cenário a ser utilizado na peça teatral;
• Trabalhar a concentração e controle (disciplina) através de seu papel na peça, onde cada um tem sua responsabilidade com os demais;
• Melhorar a argumentação e raciocínio com atividades de improviso.

JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO:

Percebe-se, ainda hoje, uma falta de respeito e aceitação pelo e do outro, ninguém tem a permissão para ser diferente, de ter as suas próprias escolhas e ideais, situações semelhantes são vistas com maior amplitude no ambiente escolar, principalmente em escola pública, onde a diversidade cultural é maior.
O estudo sobre Bullying é importantíssimo na atualidade, trabalhar nas escolas sobre as conseqüências sociais, emocionais e psíquicas tanto para quem sofre quanto para quem pratica (bullies) é de extrema necessidade. Muitos assuntos que deveriam ter seu desenvolvimento iniciado na família está a encargo da educação, em função disso a escola deve trabalhar ensinando os alunos a refletirem sobre suas ações e as conseqüências que elas trazem, buscando situá-los em um contexto de liberdade, deveres e direitos, onde a aceitação do outro como ele é vai trazer o respeito pelas suas escolhas e a oportunidade para que ele venha a evoluir positivamente como ser humano saudável social, emocional e psiquicamente. Como a escola pode estar, senão erradicando pelo menos amenizando atitudes discriminatória entre os alunos?

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE (METODOLOGIA):


Este projeto terá inicio com os grupos de teatro da escola, trabalhando primeiramente a conscientização dos grupos com leitura e explanação de livros que falam sobre diversidade e inclusão tanto na escola como na sociedade. Após isso um aluno de cada turma irá se caracterizar de forma diferente do que o seu habitual, se transformando e criando situações que se vê diariamente e durante uma semana estará agindo como o personagem que será escolhido. Dando seqüência ao trabalho será realizado em sala os depoimentos dos alunos que se caracterizaram e feito uma explanação sobre o tema, a importância do respeito e aceitação dentro de uma sociedade. Durante todo o ano serão realizadas apresentações e palestras buscando diminuir as agressões verbais, físicas e psíquicas existentes atualmente.

ESPAÇO FÍSICO ONDE SERÁ REALIZADA A ATIVIDADE:

Como a escola não possui um auditório os encontros acontecerão nas salas de aula disponíveis e no saguão da mesma, tendo em alguns momentos o auditório da Casa da Cultura disponível para as apresentações e palestras.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Roupas características de cada personagem, maquiagem e bijuterias, folders, textos, livros.

TEMPO NECESSÁRIO À REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

O projeto tem a duração de um ano, podendo ou não ser prorrogado pela gestora da Escola.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que este projeto venha proporcionar a escola um nível menor de injustiças, agressões e desrespeito, obtendo este resultado não por medo, mas por conscientização de nossos alunos sobre o mal que atitudes de Bullying pode estar trazendo a curto e longo prazo, ofertando assim respeito, aceitação e oportunidades a todos.


REFERÊNCIAS:


RADESPIEL, Maria. Diga não ao Bullying: fatos e reflexões de A a Z. 1ª edição. Minas Gerais: ed. Iemar, 2012.

topo








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito